Cultura, Artes e Educação Patrimonial

Descrição da Atividade

  • Proporcionar as crianças aquisições de informações relevantes à cultura brasileira e suas manifestações regionais, através de nossas festas tradicionais e costumes locais.
  • Apropriar se de técnicas e habilidades no desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos nos diversos aspectos da cultura e da arte.
  • Estimular o protagonismo.
  • Resgatar e valorizar as culturas familiares e comunitárias inseridas no serviço através de brincadeiras e a promoção de vivências lúdicas e recreativas entre todos os envolvidos.
  • Promover entre as crianças o reconhecimento e a valorização das produções culturais como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, bem como da valorização às questões do patrimônio material e imaterial, produzido historicamente pela humanidade, no sentido de garantir processos de pertencimento ao local e à sua história.
  • Garantir o direito e o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e atividades ocupacionais internas e externas, relacionadas aos interesses, vivências, desejos e possibilidades das crianças e famílias.

Forma de conduzir a atividade:

Esta atividade terá como ponto norteador os eventos festivos e tradicionais de nosso calendário, os eventos festivos de nossa cidade e região, utilizando se de diversas fontes de informação, tais como agenda cultural, matérias de jornais e televisão para trazer a nossas crianças a promoção e acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e atividades ocupacionais realizadas internamente, através de encontros familiares, onde as crianças estarão apresentando os conteúdos dentro das temáticas abordadas através de diversas manifestações culturais e também atividades externas para prestigiar os eventos promovidos em nosso território.

Promoveremos o incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva das crianças como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, bem como da valorização às questões do patrimônio material e imaterial, produzido historicamente pela humanidade, no sentido de garantir processos de pertencimento ao local e à sua história.

Através das brincadeiras típicas de nossa cultura, como o pega-pega, esconde-esconde, bolinha de gude, pião, pipas e tantas outras, trazendo as crianças à importância do brincar. Através dos Jogos Lúdicos abordaremos brincadeiras, jogos de roda, competições cooperativas, até a confecção de brinquedos incluindo também a limpeza e conservação do local em que convivemos.

Nas atividades Artísticas as crianças deverão elaborar cartazes para apresentações em eventos culturais, coreografias e apresentações musicais auxiliarão na elaboração e planejamentos dos eventos comemorativos e festivos da entidade.  Nas aulas de artes desenvolveremos projetos onde os atendidos contarão com atividades de Artesanato (trabalhos manuais), Musicalidade, Expressão Corporal, Teatro, Danças, Canto, Jogral, Revelação de talentos entre outros, despertando criatividade, habilidade, sensibilidade, concentração, estimulando o desenvolvimento psicossocial.

Favoreceremos o convívio social, criaremos regras de conduta para brincadeiras e jogos promovendo aos atendidos o conhecimento entre colegas que compartilham o mesmo espaço, possibilitando a convivência gerando aprendizado pessoal e grupal.

As atividades tendem a desenvolver a coordenação motora, consciência crítica, tomada de decisão de modo consciente, construção coletiva do saber, interação de equipes, cooperação, estratégias e raciocínio rápido.

Ampliando as oportunidades de aprendizagem com o território que os rodeiam, da construção de identidade com o lugar onde vivem, estaremos através dos orientadores sociais elaborando uma pesquisa sobre o território do entorno da entidade, como se originou os bairros, quem são os moradores mais antigos, realizando entrevistas com os principais protagonistas destes territórios, conhecendo suas lideranças, os serviços ofertados neste território, seus espaços de lazer, comércio, etc.


Últimas Notícias

Campanha Natal Solidário 2018 "Kit Incentivo aos Estudos"

Campanha Natal Solidário 2018 "Kit Incentivo aos Estudos"

PROJETO RENOVAR PROMOVENDO A PAZ 2019

PROJETO RENOVAR PROMOVENDO A PAZ 2019