Alimentação Saudável

Descrição da Atividade

  • Ter acesso a alimentação em padrões nutricionais adequados e adaptados as necessidades específicas.

Forma de conduzir a atividade:

O Projeto Renovar ofertará o contra turno escolar, atendendo a todas as crianças a partir das 06:30 da manhã e liberados para irem à escola a partir das 12:00 horas indo diretamente para o ensino fundamental no entorno da entidade. Diante disso, não teriam tempo no trajeto para ir para suas casas realizarem uma refeição a tempo de irem à escola, assim forneceremos a alimentação durante o período de permanência na entidade.

Embora a alimentação e nutrição adequadas se configurem como direitos fundamentais da pessoa humana e requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde, infelizmente ainda são pouco garantidos em nosso país.

Promoveremos uma alimentação saudável considerada um eixo prioritário de nossas ações para promoção e garantia de acesso a alimentação em padrões nutricionais adequados e adaptados as necessidades específicas desta faixa etária.

Não há dúvidas que alimentação de qualidade é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Uma boa alimentação é aquela que mantém o organismo em estado de saúde, para isso se faz necessária uma dieta balanceada que contenha variados nutrientes com múltiplas funções.

O comportamento alimentar de uma criança reflete nos processos de crescimento e desenvolvimento em todos os aspectos. Com a devida atenção e cuidados pode-se promover uma maior expectativa de vida do adulto futuro. É importante lembrar que uma criança não deve ficar muito tempo sem se alimentar, porque ela depende do alimento para o seu desenvolvimento.

A entidade possui refeitório com todas as adequações técnicas e equipe profissional exigida pela vigilância sanitária, com acompanhamento diário da produção alimentícia de acordo com exigências sanitárias. Realizando diariamente pesagem da sobra limpa dos alimentos oferecidos no almoço.

Os gêneros alimentícios são adquiridos pela própria entidade e também vem de doações/parcerias como Banco de alimentos de Sorocaba, Programa Mesa Brasil SESC/Sorocaba e outros apoiadores de nosso projeto.

Todas as crianças recebem diariamente as seguintes refeições:

07:30 as 08:00 - Café da Manhã    - 11:00 as 12:00 - Almoço

Os Educadores sociais com supervisão do setor da cozinha estarão em sala de atividades desenvolvendo ações com as crianças onde estará inserindo em sua temática de atividade, um momento onde apresente os novos alimentos que serão introduzidos no cardápio alimentar, apresentando o alimento, sua origem/ história, cultivo, curiosidades para que no momento de consumo a criança conheça o alimento e reconheça sua importância e que está aceitação seja a melhor possível.

Todas as crianças participantes do Projeto Renovar são acompanhadas pela Assistente Social, Psicólogas e Coordenação, onde no momento de sua inscrição no Projeto Renovar através de um questionário, se esta criança apresentar alguma restrição alimentar, alergia, necessidades dietéticas especificas (diabetes) ou intolerância a algum tipo de alimentos, devidamente prescrito por avaliação médica, é feito um trabalho em conjunto com equipe de orientadores, equipe de cozinha e família para melhor servir a esta criança em suas refeições.

GALERIA DE FOTOS


Últimas Notícias

8ª Encontro do Projeto Renovar - Papo Aberto

8ª Encontro do Projeto Renovar - Papo Aberto

Treinamento de lavagem de mãos

Treinamento de lavagem de mãos