Fundado em 1946, o LAR ESCOLA MONTEIRO LOBATO DE SOROCABA, é uma entidade de assistência à infância e a adolescência que não parou no tempo.
Desde 1991 desenvolve O Projeto Renovar, projeto este da Assistência Social, proporcionando à crianças e adolescentes de 06 a 15 anos atividades multidisciplinares voltadas para o desenvolvimento da cidadania através da noção de valores morais e da criatividade individual.
Os atendimentos, acompanhamentos, atividades e oficinas produzem uma série de valores no seu contexto, tais como: liderança, trabalho em equipe, respeito a regras, cooperação, concentração, foco, determinação, solidariedade, dedicação, ajuda ao companheiro, desafio de limites e superação de obstáculos, são alguns dos acontecimentos vivenciados durante os serviços ofertados.
A socialização, ou seja, a troca de vivências, enriquece nossa vida, nos faz enxergar para além de nós mesmos. Infelizmente em muitos centros urbanos estas vivências estão cada vez mais raras, por diversos fatores: violência falta de espaços adequados, equipamentos e instrumentos, trabalho infantil ou na adolescência, como também, a presença do mundo virtual na sociedade de hoje, que afasta as crianças de atividades coletivas para deixá-las horas em frente ao computador em jogos, redes sociais e sites de relacionamento.
Os atendidos inseridos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos se beneficiarão com o atendimento de alimentação: café da manhã e almoço; acompanhamento de Psicologia e Serviço Social e atividades que serão desenvolvidas através dos temas: Cultura, Artes e Educação Patrimonial, Espaço do Saber, Meu Meio Ambiente por Inteiro – Sociedade Sustentável e Práticas de Uma vida plena e saudável e oficinas complementares as atividades ofertadas.
O Lar Escola Monteiro Lobato prioriza a participação da família e tem preocupação especial com os adolescentes e crianças cujos pais trabalham fora ou se encontram desempregados. Essa atenção à família preocupa-se em melhorar as relações entre seus membros, buscando minimizar os impactos sociais, buscando colaborar para a formação integral da criança e do adolescente, mantendo-os unidos às suas famílias.
Empenha-se em proporcionar a cada um dos participantes de seus programas um futuro com dignidade, realização individual, social e melhoria da qualidade de vida.