O Monteiro Lobato de Sorocaba

NOSSA HISTÓRIA

Fundado em 1946, o LAR ESCOLA MONTEIRO LOBATO DE SOROCABA, é uma entidade de assistência à infância e a adolescência que não parou no tempo.

Desde 1991 desenvolve O Projeto Renovar, projeto este da Assistência Social, proporcionando à crianças e adolescentes de 06 a 15 anos atividades multidisciplinares voltadas para o desenvolvimento da cidadania através da noção de valores morais e da criatividade individual. 

Os atendimentos, acompanhamentos, atividades e oficinas produzem uma série de valores no seu contexto, tais como: liderança, trabalho em equipe, respeito a regras, cooperação, concentração, foco, determinação, solidariedade, dedicação, ajuda ao companheiro, desafio de limites e superação de obstáculos, são alguns dos acontecimentos vivenciados durante os serviços ofertados.

A socialização, ou seja, a troca de vivências, enriquece nossa vida, nos faz enxergar para além de nós mesmos. Infelizmente em muitos centros urbanos estas vivências estão cada vez mais raras, por diversos fatores: violência falta de espaços adequados, equipamentos e instrumentos, trabalho infantil ou na adolescência, como também, a presença do mundo virtual na sociedade de hoje, que afasta as crianças de atividades coletivas para deixá-las horas em frente ao computador em jogos, redes sociais e sites de relacionamento.

Os atendidos inseridos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos se beneficiarão com o atendimento de alimentação: café da manhã e almoço; acompanhamento de Psicologia e Serviço Social e atividades que serão desenvolvidas através dos temas: Cultura, Artes e Educação Patrimonial, Espaço do Saber, Meu Meio Ambiente por Inteiro – Sociedade Sustentável e Práticas de Uma vida plena e saudável e oficinas complementares as atividades ofertadas.

O Lar Escola Monteiro Lobato prioriza a participação da família e tem preocupação especial com os adolescentes e crianças cujos pais trabalham fora ou se encontram desempregados. Essa atenção à família preocupa-se em melhorar as relações entre seus membros, buscando minimizar os impactos sociais, buscando colaborar para a formação integral da criança e do adolescente, mantendo-os unidos às suas famílias. 

Empenha-se em proporcionar a cada um dos participantes de seus programas um futuro com dignidade, realização individual, social e melhoria da qualidade de vida.

MISSÃO

Atender com qualidade as necessidades básicas de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social e apoio familiar, contribuindo para a construção de uma sociedade formada por pessoas livres e de bons costumes.

VALORES

Respeito, Honestidade, Compromisso, Integridade e Organização.

VISÃO

Ser uma instituição referência nacional de excelência no enfrentamento da vulnerabilidade social e apoio escolar de crianças, adolescentes e jovens.

CERTIFICAÇÕES

  • CMAS sob nº 27
  • CMDCA sob nº 13
  • Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 695 de 30 de Dezembro de 1959.
  • Utilidade Pública Estadual pela Lei 8977 de 23 de Setembro de 1965.
  • Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 61.600 de 24 de Outubro de 1967.
  • CEBAS em vigor.